Entenda como o surgimento do rock influenciou o mundo da música

Gêneros, como o popular e o eletrônico, foram inspirados pelo rock

 25/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 11/02/2021 as 13:19
Logo da Rádio USP

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario De Vivo fala sobre a influência do rock no desenvolvimento de novos gêneros musicais e tendências no universo da música.

Antes do rock não era comum a formação de grupos musicais sem a indicação do nome do líder, como, por exemplo, Bill Haley e Seus Cometas. Em sua maioria, os roqueiros eram apresentados apenas com seus nomes, acompanhados por bandas anônimas, como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry, entre outros. 

Com o rock a realidade mudou e as bandas começaram a ser definidas como coletivos de músicos sem líderes, com nomes gerais para as bandas. Foi o que aconteceu com The Doors, Black Sabbath e The Rolling Stones.  

O professor conta também que o rock deu origem a estilos musicais, como o eletrônico, e bandas, como The Beatles, ditaram o rumo da música pop atual. 

Ouça no link acima a íntegra do programa História do Rock.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.