Enjoo do movimento é causado pela ausência de um dos três pilares do equilíbrio

Apesar de estar relacionado ao equilíbrio, o enjoo do movimento não é o mesmo que labirintite

 04/05/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha explica de onde vem aquele enjoo que o passageiro de um carro, Metrô ou ônibus em movimento sente quando tenta ler ou digitar. 

Chamado de cinetose, popularmente conhecido como enjoo do movimento, esse distúrbio é facilmente confundido com a labirintite; entretanto, o professor esclarece que esse enjoo tem como fonte a ausência de um dos “três pilares do equilíbrio”, a sensibilidade dos pés no chão firme, o líquido do labirinto estabilizado e o olhar em um ambiente estável. “Com a perda de alguns desses fatores de equilíbrio, há a necessidade de alertar o organismo de defesa do indivíduo de que precisa recuperar a estabilidade.”

Segundo Rocha, esse enjoo pode ser evitado, tanto através da interrupção de práticas que causem esse mal-estar quanto em casos mais severos e com a orientação de um médico, através de medicamentos.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.