Em tempos de pandemia, colunista recomenda a leitura de “Origens”

O livro é de autoria do historiador americano David Christian, um dos principais líderes de uma corrente da história chamada Big History

A obra Origens: Uma grande história de tudo vai do big bang e as primeiras estrelas do sistema solar, passando pela vida na Terra, dinossauros, homo sapiens e era do gelo, até o pouso na Lua e a globalização. “O livro termina com um questionamento: Para onde vai tudo isso?”, cita o professor José Eli da Veiga, ressaltando que, na quarta capa, há a recomendação do físico italiano Carlo Rovelli e de Bill Gates, que ajudou a estruturar o projeto Big History.

De acordo com o colunista, a principal qualidade do livro é ser fiel à ciência e trazer um profundo conhecimento do processo civilizador. Eli da Veiga destaca a maneira como o autor apresenta os cenários futuros. “É bem cativante!”, avalia. “Ele primeiro identifica os dois lados do Antropoceno, o bom e o mau, e depois projeta isso em cenários. No fim, dá uma mensagem de otimismo, que talvez não agrade aos céticos e aos cínicos, mas certamente agradará aos que tentam encontrar algum tipo de esperança”, destaca o colunista.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.