Em 100 anos de história, “Folha de S. Paulo” se destaca pela coragem e ousadia

Carlos Eduardo Lins da Silva comenta a longa trajetória da “Folha de S. Paulo” e as qualidades responsáveis pelo seu legado no jornalismo

 01/03/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

O professor e jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva comenta os 100 anos de história da Folha de S. Paulo. Para ele, a Folha é um dos jornais mais importantes do Brasil e destaca que, nos últimos 37 anos, tem sido o diário com maior circulação paga do País. “Além disso, o jornal se destacou, principalmente nos últimos 40 anos, por uma atitude editorial muito ousada e frequentemente bastante defensora dos princípios da democracia”, afirma.

O jornal Folha de S. Paulo se destaca também pelo desenvolvimento da autocrítica. “Ele é o único jornal brasileiro a ter a instituição do ombudsman. O ombudsman, na minha opinião, é uma das melhores formas de o jornal exercer o autocontrole e permitir que os leitores tenham uma participação mais intensa na sua vida”, ressalta.

Mesmo diante das adversidades que afetaram a produção jornalística durante a pandemia, “a Folha continua tendo algumas das características que a fizeram destacar-se no cenário político nacional, pela coragem, ousadia e defesa dos princípios da democracia”, encerra.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.