“Eleição brasileira é positiva para a cidadania”

Para Pedro Dallari, as recentes eleições demostraram uma opção do eleitor pela diversidade e pela maior harmonia no campo sociopolítico

 18/11/2020 - Publicado há 1 ano
Por

As eleições para prefeitos e vereadores em 5.570 municípios brasileiros, no último dia 15, ainda demandam uma análise mais aprofundada sobre quem, de fato, saiu vitorioso no pleito. “Mas, do ponto de vista da afirmação da cidadania e dos direitos humanos no Brasil, a eleição pode ser considerada muito positiva”, afirma o professor Pedro Dallari. “Em geral, a participação eleitoral da população é sempre um fator relevante de reforço da democracia e do exercício da cidadania. O simples fato de que as lideranças políticas têm que se reconectar com a sociedade no processo de campanha eleitoral tende a aumentar a presença das preocupações da sociedade na formação das opiniões e decisões dessas lideranças”, acredita o colunista.

“Mas a eleição de 15 de novembro teve algumas especificidades que fazem com que ela possa ser considerada particularmente relevante do ponto de vista da afirmação da cidadania e dos direitos humanos”, prossegue Dallari. “Em primeiro lugar, houve maior racionalidade no debate em torno da terrível crise sanitária da covid-19 que estamos vivendo. De maneira geral, não houve eco ao discurso do presidente da República de negação da importância dessa crise. Isso é muito positivo quanto à questão dos direitos humanos”, diz o professor. “O segundo aspecto, nessa mesma linha, é a maior diversidade entre os eleitos. A população brasileira optou por dar maior espaço a mulheres, a negros e pardos, à população LGBT de uma forma geral, o que é revelador de uma opção por uma maior pluralidade na representação política brasileira, o que tende a ser um fator de respaldo à tolerância e à criação de condições de maior harmonia no campo social e político”, finaliza.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar toda quarta-feiraa às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.