Estudos mostram que fadiga é mais nociva no início da atividade física

Pesquisa realizada com jogadoras de handebol buscou calcular o tempo necessário para recuperação

 07/02/2020 - Publicado há 4 anos

Nesta edição da coluna, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre pesquisa desenvolvida no Laboratório de Biomecânica e Controle Motor (LaBioCoM) da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP.

O estudo Recuperação rápida da produção de propulsão vertical e balanço postural após um protocolo específico de fadiga em atletas de handebol  mostra que o estudo da fadiga é de grande controvérsia entre os pesquisadores de ciências do esporte, pois ele não possui um marcador universal, objetivo da pesquisa desenvolvida no LaBioCoM. 

A pesquisa é de Bruno Luiz Souza Bedo, com orientação do professor Santiago, e avaliou a duração dos efeitos deletérios da fadiga. Para isso, as atletas realizaram atividades relacionadas ao handebol o mais rápido possível e, no final de cada volta pelo circuito, a frequência cardíaca, o tempo e a taxa de esforço percebido foram avaliados. O processo foi repetido até as atletas não conseguirem dar continuidade aos exercícios. 

Os resultados mostraram que a fadiga é mais nociva nos primeiros cinco minutos de atuação, quando seu efeito foi mais acentuado nas atletas. O professor Santiago diz que os resultados são interessantes, pois “mostram o quão rápido a fadiga interfere em tarefas como a oscilação postural, por exemplo”.  

Santiago traz ainda uma boa notícia aos seus ouvintes. A partir de agora, o professor vai receber sugestões de temas e responder as dúvidas dos ouvintes, que podem ser enviadas por e-mail ou através de comentários no canal da coluna no youtube

O professor lembra que só valem assuntos da relação ciência e esporte. “Eu vou estudar esses temas e tentar sempre trazer uma resposta para todos os ouvintes”, garante.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.