Efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia no ranking mundial do tênis

Ações políticas, em qualquer área da sociedade, devem ser analisadas e discutidas utilizando as ciências para respostas mais assertivas, defende professor

 15/07/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Santiago comenta a polêmica envolvendo o ranking mundial da ATP. O sérvio Novak Djokovic, mesmo sendo campeão do último torneio de Wimbledon 2022, caiu para sétima colocação no ranking mundial da ATP, divulgado na última segunda-feira (11), após a decisão da organização de remover os pontos do torneio britânico.

A organização de Wimbledon, o All England Lawn Tennis Club (AELTC), proibiu atletas russos e bielorrussos de participarem do torneio. Além disso, alguns atletas ucranianos não estão disputando torneios de tênis por estarem na linha de frente da guerra. Nesse cenário, a ATP entendeu que não havia outra maneira a não ser retirar os pontos de Wimbledon 2022, levantando a polêmica sobre o banimento por nacionalidade como resposta à guerra.

Como se trata de uma decisão política, o professor Santiago chama a atenção para que os cientistas, políticos e do esporte, analisem e discutam esse e outros casos envolvendo o esporte utilizando a ciência a fim de obter respostas mais assertivas que ajudem a humanidade a evoluir. Vale lembrar que o líder do ranking mundial da ATP é o russo Daniil Medvedev que não pôde participar do último torneio devido ao banimento.

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões de temas para as próximas edições que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no Youtube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.