Educação, um direito humano, social e fundamental

“Home school”, ou estudo em casa, limita a sociabilidade e deve ser muito bem pensado

07/02/2020 - Publicado há 4 anos

O direito à educação é intrínseco ao ser humano e à formação da pessoa. Nossa constituição dá essa garantia a crianças e adolescentes que na fase escolar estão com sua personalidade em formação. O Estatuto da Criança e do Adolescente leva o Estado, a sociedade, a família e, sobretudo, a escola para esse compromisso de formar pessoas cidadãs. Por esse motivo, estar na escola é tão importante.

No ambiente escolar, o estudante terá uma convivência com o diferente, com a sociedade, desenvolvendo sua sociabilidade. Por esse motivo, o home school, ou o ensinamento fora da escola, deve ser muito bem pensado. Na opinião da professora Eunice Prudente, essa não é a forma ideal de aprendizado em uma república em formação como o Brasil. Segundo ela, “o que nós queremos é viver o pleno direito, o respeito, a cidadania com participação política. Para tanto, a pessoa deve ser livre. Livre para pensar, proceder e atuar, e isso começa ainda no ensino infantil”.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.

Educação e Direitos
A coluna Educação e Direitos, com a professora Eunice Prudente, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.