Educação digital ainda enfrenta resistência

“Vivemos uma oportunidade enorme de repensar as vantagens da educação a distância”, reflete Glauco Arbix

Mudanças sociais são o tema de hoje do professor Glauco Arbix, que afirma que, na realidade, os sistemas sociais mudam lentamente ou mudam de repente, quando há algo externo que sacode a vida em sociedade.

Arbix cita, como exemplo, o desastre de Fukushima, ocorrido no Japão, alguns anos atrás, que trouxe para a pauta de discussão mundial a necessidade ou não da energia nuclear. Outro exemplo é a queda do muro de Berlim, expressão maior do mundo soviético, que gerou uma crise gigantesca na chamada esquerda mundial.

Para o professor, há uma dificuldade muito grande em se trabalhar com educação no mundo digital, com muita resistência. Arbix diz que, no meio da pandemia, as universidades se mostram completamente despreparadas para trabalhar a distância. “Não só os professores, mas também os funcionários, a direção da Universidade e os próprios alunos estão todos despreparados. Vivemos uma oportunidade enorme de repensar as vantagens da educação a distância, que pode permitir o acesso em massa com as deficiências que temos na educação brasileira”, reflete.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Observatório da Inovação.


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar toda segunda-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.