Editora da Universidade de São Paulo completa 60 anos

A Edusp nasceu em 1962 e, com 22 anos de existência, já apresentava um fundo editorial de cerca de 2 mil títulos e mantinha 13 livrarias próprias

 04/02/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Algo incomum no Brasil, em que tanto editoras como livrarias têm vida curta, a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) chega aos seus 60 anos e é tema da professora Marisa Midori na primeira coluna Bibliomania de 2022. Segundo a professora, “a Edusp nasce de modo mais singelo, focada no programa de coedições”.

Marisa ainda informa que, valendo-se de informações de Vianney Mesquita, publicadas em 1984, a Edusp já apresentava um fundo editorial de aproximadamente 2 mil títulos e mantinha 13 livrarias próprias, nove na Cidade Universitária e quatro espalhadas nos outros campi. “Isso é muito importante, pois cada vez mais se verifica no Brasil e no mundo a certeza de que as livrarias não são apenas pontos de venda, pelo contrário, elas funcionam, antes, como pontos de cultura, o que justifica sua presença por todas as partes, particularmente no ambiente universitário.”

Para Marisa, o futuro ainda traz muitos desafios, mas não há dúvida que “a maior riqueza de uma editora universitária se concentra nos seus autores e, claro, na constituição de um catálogo de fundo denso, formado tanto pela produção da universidade, quanto de traduções”. E completa: “Um catálogo que poucas editoras privadas, comprometidas com o lucro, podem realizar”.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.