“É preciso chamar de mentira o que é mentira”

Carlos Eduardo Lins da Silva comenta editorial do “Estadão”, que sugere que alguns fatos sobre Bolsonaro não sejam noticiados e discute as melhores maneiras de lidar com as objeções ao jornalismo

 30/05/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Em um editorial recente, o jornal O Estado de S. Paulo discute a postura da imprensa para a garantia do bom debate democrático, em especial diante das ações e ofensivas do presidente Jair Bolsonaro. Em sua coluna Horizontes do Jornalismo, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta o assunto em meio à proximidade das eleições.

“Há uma tendência de que o jornalismo tende a voltar àquilo que ele era em suas origens nos séculos 18 e 19: um jornalismo em que os veículos eram escritos com o objetivo principal de defender causas sociais ou políticas.” Segundo o professor, imprensa e redes sociais são personagens e armamentos de uma guerra cultural que levanta objeções contra a prática jornalística. Cânones como a busca da verdade factual e o direito de fala são questionados.

No editorial, o Estadão sugere a revisão dos manuais de redação e que alguns fatos sobre Bolsonaro não sejam noticiados. “Daí, para o jornal se transformar em um veículo partidário, é um passo muito curto”, questiona Lins da Silva. Por outro lado, o jornalismo enfrenta dificuldades diante de ataques e campanhas de desinformação. Segundo o professor, a melhor maneira de lidar com isso é exibir constante e factualmente que as palavras ditas são mentirosas. “É preciso chamar de mentira o que é mentira, é preciso chamar de engodo o que é engodo.” Para o professor, algumas declarações, que são amplamente divulgadas pela mídia, servem apenas para desviar o foco de outros assuntos mais importantes.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.