“É fundamental o subsídio do Estado para a área tecnológica”

Glauco Arbix comenta o debate que vem ocorrendo sobre o fato de se subsidiar ou não, com o dinheiro público, o desenvolvimento de novas tecnologias

 18/07/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Observatório da Inovação desta semana o professor Glauco Arbix comenta o debate que vem ocorrendo sobre o fato de subsidiar ou não, com o dinheiro público, o desenvolvimento de novas tecnologias. Os semicondutores, por exemplo, ocupam um lugar especial nas tecnologias militares e uma única empresa na China faz 90% dos semicondutores e vende para o mundo todo. O Brasil nem desenvolve os semicondutores mais antigos.

Arbix salienta que sem a presença do Estado dificilmente a tecnologia na área militar, na área de saúde, de infraestrutura, manufatura, etc., estará fora do alcance da maioria dos países do chamado mundo ocidental. “Se a realidade não bater à nossa porta, vamos nos dar mal como estamos nos dando atualmente”, observa o professor


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.