Durante pandemia, São Paulo precisa amparar seus espaços de cultura e gastronomia

Para Nabil Bonduki, gestão municipal deveria apoiar economicamente espaços culturais, bares e restaurantes em São Paulo, já que o isolamento impacta de maneira drástica suas atividades

 18/03/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

Na edição de Cotidiano na Metrópole desta semana, o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, discute o impacto da alta de casos de covid-19 na cidade de São Paulo, em especial, em seu setor gastronômico e cultural.

Na semana em que o Brasil registrou o 20º dia seguido de recorde no número de mortes por covid-19, segundo a média móvel de sete dias divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Bonduki alerta sobre o colapso da saúde no País, “e isso efetivamente exige medidas drásticas como as que foram adotadas em São Paulo”. Para o urbanista, um lockdown nacional não deveria ser descartado para conter o avanço do vírus.

No entanto, o professor afirma que, em vista desse cenário dramático, é preciso apoiar economicamente não apenas as pessoas, mas também os setores mais afetados pela pandemia, como os dos restaurantes e os dos espaços culturais. Espaços como o Ó do Borogodó, a Casa do Mancha, o Bourbon Street e vários outros “não têm condições de resistir sem um apoio governamental”.

Para ele, é necessário que a gestão municipal crie programas de manutenção, que podem ser combinados com programas federais, como a Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor cultural. Sem isso, “a cidade de São Paulo vai perder muitos desses espaços definitivamente”.


Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.