Duo de viola caipira apresenta variações do instrumento

Nas obras, músicos André Moraes e César Petená trazem a versatilidade das afinações e ponteios da viola caipira de todos os tempos

 10/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 16/09/2020 as 12:05
Por

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho do duo formado pelos violeiros André Moraes e César Petená, que surgiu a partir de ensaios da Orquestra Filarmônica de Violas, grupo do qual são integrantes. 

A dupla traz em seu trabalho a variedade musical da viola. Apresentam composições de diversos violeiros do Brasil, tanto da época de ouro das duplas caipiras quanto da nova safra de compositores, com diversas afinações, ponteados característicos do instrumento. 

No programa, executam as músicas Prelúdio dos Pássaros, Viola Fandangueira, Paca Pimenta, Céu de Pitangueiras, Nordestina, Armorial e Corumbá. 

Ouça no player acima o programa Revoredo na íntegra. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.