Duas exposições que merecem ser vistas

Marisa Midori foca sua coluna em duas mostras organizadas pela USP, as quais, em sua opinião, têm tudo a ver com a cultura do livro

 Publicado: 27/09/2024 às 8:33

Logo da Rádio USP

A Universidade de São Paulo está organizando duas exposições, uma delas no MAC (Museu de Arte Contemporânea), Experimentações Gráficas do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, a outra na BBN (Biblioteca Brasiliana da USP), Tipografia Paulistana, 1827-1927. A professora Marisa Midori garante que são duas belas exposições que merecem a visita do público. Ela diz ainda que são exposições que têm tudo a ver com a cultura do livro. “O que nós vemos é, em primeiro lugar, essa intersecção riquíssima entre a produção periódica, ou seja, a impressão de livros, de jornais, ou mesmo a produção efêmera de cartazes, notas fiscais, livros decorados, enfim, uma série de objetos impressos com seus clichês, com seus tipos e a forma como o mercado editorial, os editores e os mesmos tipógrafos que faziam os livros promovem esse diálogo tão rico entre tipos, clichês, imagens, entre combinações várias de processos gráficos que começam a explodir, são muitas as inovações no final do século 19 e que produzem realmente objetos gráficos maravilhosos durante o século 20.”

Marisa observa também que existe um diálogo entre artes plásticas e artes gráficas. “O que nós percebemos, nesse caldo de cultura que nós podemos chamar de uma cultura gráfica, seja na cultura gráfica paulista, seja na cultura gráfica brasileira, ou seja do ponto de vista desse diálogo entre a cultura gráfica brasileira e o que acontecia no mundo, e principalmente na Europa, é que os artistas estão explorando todos os suportes, todas as matérias e as formas de linguagem nos meios das artes. O Di Cavalcanti, ele faz as suas telas, mas ele está no jornal, na revista e em outros suportes […] e é aí que o público entra para aprender com todas essas experimentações.”

.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.