Dois acontecimentos marcam a cultura no início de 2020

Prêmio de R$ 20 milhões para promover as artes e a exoneração de Roberto Alvim geram polêmica nas redes sociais

“Não há como não comentar esse grande mal-estar que estamos vivendo neste momento na cultura”, observa o professor Martin Grossmann ao iniciar o seu primeiro post do ano na coluna Na Cultura o Centro Está em Toda Parte, da Rádio USP (clique e ouça o player acima).

Grossmann destaca os dois acontecimentos que fervilharam nas redes sociais. “Um deles foi o anúncio do Prêmio Nacional das Artes, iniciativa que, de acordo com o presidente da República, o ministro da Educação e o então secretário especial da Cultura, pretende destinar mais de R$ 20 milhões para fomentar a produção artística e, segundo afirmaram,  promover o renascimento das artes e da cultura no Brasil.”

Outro evento foi a postura polêmica de Roberto Alvim que resultou na sua exoneração da Secretaria Especial da Cultura. “Neste vídeo divulgado nas redes sociais, o ex-secretário fez referências ao nazismo, lembrando Joseph Goebbels. Seu discurso mostrou que ele e sua equipe estavam ancorados em uma ideologia que mancha a história da humanidade”, observa o professor.

Martin Grossmann lembra que o Fórum Permanente lançou, na virada do ano, um novo dossiê que acompanha essa “nova política à brasileira”. E sugere a sua leitura no link:

http://www.forumpermanente.org/imprensa/dossie-cultura/nova-cultura-a-brasileira-violencias-desmontes-e-apagamentos


Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar toda quarta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.