Dislexia mostra diminuição na habilidade de leitura, apesar de olhos e córtex visual serem saudáveis

A leitura é uma atividade visual em que os olhos captam letras a que dão sentidos e ainda fazem seu processamento

 18/08/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre leitura, que é uma atividade visual.

Segundo Rocha, nessa tarefa os olhos “precisam captar letras, dar sentidos como palavras no córtex visual e fazer o processamento”, que se transforma em representação de objetos, fatos, cores e movimentos. Assim, aliada à memória e à imaginação, a representação produz a “atividade da leitura”, que, ao longo da vida, ainda domina a captação de imagens isoladas.

Mas condições como a dislexia, que mostra diminuição na habilidade de leitura, apesar de olhos e córtex visual saudáveis, apresentam alteração na “condução nas vias que levam às imagens de letras para esse processamento”, que, por sua vez, não acontece de forma acentuada “com outras imagens”, diz o professor. Rocha também comenta como é esse processo no caso da cegueira.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.