Diante do risco de fracasso, cientistas precisam ter resiliência

Postura diante de problema matemático de 120 anos demonstra maneira com que cientistas lidam com insucessos

28/10/2021 - Publicado há 2 anos

A postura dos cientistas diante de fracassos é o tema da coluna do físico Paulo Nussenzveig. “Quero falar hoje sobre a postura de cientistas diante de fracassos”, afirma. “Sigo o relato de Stephen Ornes, em artigo de janeiro deste ano em Quanta Magazine. Ele conta que o matemático Benson Farb, da Universidade de Chicago, teria dito num jantar que ‘a parte difícil da matemática é que você falha 90% do tempo e você precisa ser uma pessoa com estrutura para falhar 90% do tempo’”.

“Quando outro matemático presente se espantou que ele tivesse uma taxa de sucesso de 10%, Farb reconheceu rapidamente que estava exagerando muito. Mas, mesmo quando ‘falham’, muitas vezes matemáticos colhem resultados importantes”, conta o físico. “Ultimamente, Farb e seus colaboradores têm “falhado” em resolver um problema enunciado há mais de 120 anos e que, durante bastante tempo, muitos consideravam já resolvido”.

“O problema é o 13º de uma lista de 23 elaborada pelo matemático alemão David Hilbert em 1900, que ele considerava que moldaria a matemática do século 20”, aponta Nussenzveig. “Alguns problemas da lista foram rapidamente resolvidos, mas vários continuam sem solução até hoje”.

Ciência e Cientistas
A coluna Ciência e Cientistas, com o professor Paulo Nussenzveig, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.