Diabete está entre as principais causas de gastos com saúde pública no mundo

No Brasil, aproximadamente 8,6% da população tem diabete. Esses dados estão diretamente relacionados à obesidade

 18/12/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 27/01/2020 as 10:18
Logo da Rádio USP

Complicações e tratamento do diabete estão entre segunda e terceira maior causa de gastos de saúde pública em países industrializados. E, atualmente no Brasil, aproximadamente 8,6% da população tem  diabete. No programa Saúde com Ciência e Jazz desta semana, o professor Raphael Del Roio Liberatore Junior, do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP afirma que esses dados têm relação direta com o aumento de peso. 

No diabete tipo 1, mais comum em crianças e adolescentes, o pâncreas deixa subitamente de produzir insulina, elevando a concentração de açúcar no sangue. O tipo 2 é mais comum em adultos, representa 90% dos casos e  é o mais prevalente. Esse tipo afeta a capacidade do organismo de converter açúcar em energia, não respondendo à insulina como deveria. “Existe um fator hereditário que afeta mais o tipo 2”, destaca. Porém, diz o professor, “essa hereditariedade ainda não foi comprovada para o tipo 1”. 

De acordo com o professor, as pessoas acham que as causas do diabete estão ligadas ao consumo de açúcar, de doce, mas “essa ligação não existe, o que existe é o risco da obesidade como resposta a esse consumo”. Além dos tipos 1 e 2, existem diabete que estão associadas a outras doenças e, ainda, existe o diabete gestacional. 

Pesquisas acerca do tratamento do diabete tipo 2, segundo Liberatore Junior, têm apresentado novas e diferentes classes de remédios nos  últimos 5 e 10 anos. Mas, segundo o professor, as pesquisas são mais intensas para o tipo 1, com inúmeros medicamentos em fases diferentes de investigação. 

O programa Saúde com Ciência e Jazz é produzido por Maju Petroni, com apresentação e coordenação do professor Pérsio Roxo Júnior e trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Coordenação de Rosemeire Talamone. No ar todas às quartas, das 13h30 às 14 horas. Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br/home-ribeiraopreto ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

Ouça no link acima a íntegra do programa Saúde com Ciência e Jazz.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.