Dia Mundial Sem Carro: temos o que comemorar?

Colunista aproveita o tema e alerta para a extinção da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU)

 24/09/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Durante a Semana Nacional do Trânsito é comemorado, no dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro, data celebrada nos grandes centros urbanos com o objetivo de estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor uma locomoção alternativa através do transporte público, bicicleta ou a pé. O foco deveria ser o de proteger a vida, mas em São Paulo pouco se tem a comemorar, com a extinção da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e, em Brasília, a aprovação das mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo a colunista Raquel Ronik, a flexibilização de algumas medidas vai permitir que infratores continuem cometendo abusos nas ruas e estradas do País, colocando a vida de pessoas em risco, quando a proteção à vida deveria ser a prioridade.


Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.