Dia Mundial de Combate ao AVC tem foco no reconhecimento rápido dos sintomas

O tema da campanha este ano é “Aprenda os sinais de um AVC – Ganhe #tempoprecioso”

 26/10/2021 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Minuto do Cérebro desta semana, o professor Octávio Marques Pontes Neto fala sobre o Dia Mundial de Combate ao AVC (29 de outubro), que este ano tem o foco no reconhecimento rápido dos sintomas, em campanha da World Stroke Organization, da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e outras entidades de apoio ao paciente com AVC.

O tema da campanha 2021 é Aprenda os sinais de um AVC – Ganhe #tempoprecioso e tem o objetivo de fazer com que as pessoas consigam responder rapidamente diante de um indivíduo com sintomas de acidente vascular cerebral.

Segundo o professor Pontes Neto, nesse contexto, minutos podem salvar vidas, pois a cada minuto que passa 1,9 milhões de neurônios são perdidos no cérebro de um paciente que está tendo um acidente vascular cerebral.

A programação da campanha da Semana de Combate ao AVC este ano no Brasil, de 26 a 29 de outubro, a partir das 14h45, será essencialmente on-line em função da pandemia de covid-19 e pode ser acessada aqui. As atividades são abertas tanto para a população em geral como para os profissionais de saúde; já no dia 30 de outubro, em Ribeirão Preto, haverá  um simpósio de capacitação dos profissionais de saúde no combate ao AVC.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.