Tecnologia deve ser usada para filtrar informações durante pandemia

Glauco Arbix diz que está havendo uma infodemia, espécie de pandemia da informação, e pede com veemência que sejam checadas as fontes originais

O professor Glauco Arbix comenta o quanto está preocupado com o mau uso das tecnologia neste período de pandemia, que vem gerando uma “infodemia”, ou seja, uma espécie de pandemia da informação ou da desinformação.

Arbix pede a todos que usem a tecnologia adequadamente para checar, conferir, verificar, conversar com os outros de modo a abaixar a ansiedade e não gerar mais incertezas. “A impotência da humanidade é muito grande. A comunidade científica busca soluções, mas elas demoram”, pondera. O professor diz ainda que é muito importante evitar o uso da informação incorreta, que pode prejudicar as medidas que protegem a população.”

Sabe-se que muitas informações que circulam misturam o que é verdadeiro com o que é falso. Arbix faz um alerta: é fundamental ler a notícia inteira, e enfatiza: cheque, cheque e cheque as informações nas fontes originais.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Observatório da Inovação.


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar toda segunda-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.