Desigualdade social exacerba efeitos da pandemia na América Latina

Pedro Dallari fala, esta semana, da desigualdade social na América Latina e de como a região, por causa disso, pode ser afetada pela covid-19

 22/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 23/04/2020 as 16:21
Por

A desigualdade social na América Latina é uma preocupação constante, ainda mais em tempos de pandemia de covid-19. É o que afirma o professor Pedro Dallari em sua coluna desta semana. “O quadro da pandemia na América Latina é muito difícil. As cenas de Guaiaquil, no Equador, com mortos sem sepultamento, chocaram a opinião pública do mundo inteiro. Aqui na região, a extensão do impacto e seu prolongamento serão piores, por causa do grave quadro social”, afirma ele. “Apesar dos grandes avanços institucionais, persiste na América Latina uma situação de desigualdade e pobreza em que, lamentavelmente, o Brasil ocupa um lugar de destaque, com índices muito ruins. Terá que haver na região uma mudança na perspectiva de desenvolvimento. Não basta o crescimento econômico – temos que levar em conta aspectos sociais, culturais, ambientais e de saúde pública”, garante o colunista.

Dallari fez esta reflexão a partir do trabalho coordenado pelo economista boliviano Enrique García, ex-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina, e que até o ano passado foi titular da Cátedra José Bonifácio do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-USP). “Apesar de ser uma obra de 2019, o livro coordenado por García é dedicado ao desenvolvimento e cooperação na América Latina, antecipou esse quadro que a região vive ao descrever justamente o quadro de precariedade de desenvolvimento econômico e social”, afirma o colunista, que finaliza fazendo um convite para que seja visto o vídeo (abaixo) que García enviou falando justamente da situação latino-americana atual e do lançamento do livro que coordenou.

Leia também o livro Desenvolvimento e Cooperação na América Latina, sétimo volume da coleção Cátedra José Bonifácio com os resultados do ciclo de estudos coordenado pelo economista Enrique García.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.