Desfile militar em Brasília reflete desejo de “venezuelização” do Brasil

Colunista diz que Jair Bolsonaro vem repetindo atos ocorridos na Venezuela, anteriormente criticados por ele, e critica a interferência indevida dos militares na política

 17/08/2021 - Publicado há 4 meses  Atualizado: 18/08/2021 as 12:44

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro  promoveu um desfile com carros da Marinha, entre blindados, caminhões e jipes, em plena Praça dos Três Poderes. A medida fez com que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidisse estabelecer um procedimento denominado inquérito – que é investigatório – para investigar a responsabilidade do presidente da República em tal ato e as ameaças de solicitação de impeachment de ministros do STF, além da disseminação sistemática de fake news.

O presidente invoca o retorno da ditadura e do autoritarismo. Vale lembrar que esse período (1964-1985) só trouxe desaparecidos, mortos, aumento da inflação e dívida externa e a crise econômica, que impediu o País de crescer nos anos 1980. O Poder Executivo não é um “Poder” superior ao Judiciário, nem mesmo ao Poder Legislativo.

O Judiciário, através do Supremo Tribunal Federal, tem a função de guardar a Constituição, ou seja, interpretar e dar o significado das normas constitucionais, inclusive ao presidente da República. O presidente Jair Bolsonaro vem repetindo atos ocorridos na Venezuela, anteriormente criticados por ele. Há uma “venezuelização” do governo brasileiro, com a interferência indevida dos militares na política, que não têm, por atribuição constitucional, nenhum poder moderador.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar toda terça-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.