Descobrindo fontes de energia na Via Láctea: estrelas e buracos negros

Descoberta relatada na revista “Science Advances” indica que emissões raios-x de buraco negro podem ser uma fonte de energia ionizando gás na Via Láctea

 24/07/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Uma descoberta relatada na revista Science Advances pode fornecer novas pistas sobre qual a fonte fundamental de energia que se observa na Via Láctea ionizando gás.

O núcleo da Via Láctea vibra com gás hidrogênio ionizado, ou seja, átomos que perderam elétrons, ao serem afetados pela luz das estrelas. A pesquisa identificou um gás ionizado com características diferentes numa galáxia vizinha, apontando que buracos negros capturando matéria e emitindo raios-x seriam os responsáveis por esse gás energizado. Isso também pode acontecer na nossa galáxia.

Nesta edição de Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, explica o estudo, e mostra como descobertas dele mesmo e colaboradores há quase quatro décadas podem ser confirmadas pelos novos dados.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.