Descoberta estrela anã branca com rotação ultrarrápida

Estrela quase do tamanho da Terra precisa de menos de 30 segundos para completar um giro em torno de si mesma

 28/08/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 03/09/2020 as 16:07
Por

Logo da Rádio USP

Uma equipe de pesquisadores, incluindo brasileiros, revelou que uma estrela de tamanho próximo ao da Terra, do tipo anã branca, precisa de menos de 30 segundos para completar um giro em torno de si mesma. Enquanto a Terra completa sua rotação em 24 horas, essa estrela gira quase 3 mil vezes. O estudo foi publicado na revista The Astrophysical Journal Letters.

Nesta edição de Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, explica o que torna esta descoberta tão interessante.

Clique no player acima para ouvir.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.