Descoberta estrela anã branca com rotação ultrarrápida

Estrela quase do tamanho da Terra precisa de menos de 30 segundos para completar um giro em torno de si mesma

Uma equipe de pesquisadores, incluindo brasileiros, revelou que uma estrela de tamanho próximo ao da Terra, do tipo anã branca, precisa de menos de 30 segundos para completar um giro em torno de si mesma. Enquanto a Terra completa sua rotação em 24 horas, essa estrela gira quase 3 mil vezes. O estudo foi publicado na revista The Astrophysical Journal Letters.

Nesta edição de Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, explica o que torna esta descoberta tão interessante.

Clique no player acima para ouvir.

Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.