“Democracia no Brasil já foi ferida”, alerta colunista

Renato Janine Ribeiro explica por que estamos perdendo valores democráticos

Na coluna Ética e Política desta semana, Renato Janine Ribeiro explica por que considera que a democracia no Brasil já foi ferida. Para o colunista, isso vem desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que, segundo Janine, foi cassada com acusações difíceis de provar, mas que foram usadas como pretexto para tirar alguém que havia se tornado impopular devido à crise econômica, ao descontentamento das elites com o PT, além de o fato de o PSDB ter perdido quatro eleições presidenciais consecutivas. E o novo governo que veio a seguir, de Michel Temer, tinha um projeto político que havia sido derrotado nas eleições.

Para Janine, a coisa piora com o governo Bolsonaro, pois constantemente há infrações a leis e a princípios da Constituição ligados à política externa brasileira, aos indígenas, às mulheres e aos negros. “São valores democráticos importantes que estão, na melhor das hipóteses, seriamente ameaçados na sociedade brasileira. Então, já estamos perdendo a democracia, não é que corremos o risco de perdê-la.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar toda quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.