Deficiência visual cria novos significados para explicar questões filosóficas

Eduardo Rocha comenta que em parábolas, histórias e mitos a falta de visão é utilizada como metáfora no campo das reflexões

 26/08/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha relaciona a deficiência visual com as questões filosóficas. Rocha relembra uma passagem bíblica no livro de João, no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, onde Jesus Cristo e seus discípulos encontram um homem cego, de nascença. Sendo questionado por seus seguidores sobre o motivo da deficiência visual do indivíduo, Jesus responde dizendo que a cegueira do rapaz vem de “coisas mais complexas, para o entendimento mais profundo das obras divinas”.

Além disso, o professor conta que a cegueira também foi utilizada como figura de linguagem em uma parábola indiana, na qual pessoas cegas foram testadas a entender um animal através de outros sentidos, sem contato prévio. Assim, cada indivíduo teve uma percepção diferente dos animais e “o todo não foi captado por nenhum deles”.

“Essas são duas de tantas histórias em que a deficiência visual, como figura de linguagem e como peça de metáfora, é utilizada para compreender as limitações de todos os indivíduos, aqui utilizando o bloqueio da visão”, explica Rocha. Ainda falando sobre percepções diferentes, o professor relembra o Mito da Caverna, metáfora utilizada pelo filósofo grego Platão. 

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.  


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.