Debates contribuem para melhorar nível do conhecimento

Assim como em outras áreas da pesquisa científica, estudiosos da ciência do esporte travam “boas brigas” sobre resultados de seus estudos

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre as discussões e divergências existentes entres os pesquisadores sobre os resultados de estudos na ciência do esporte. Explica que, assim como outros campos do conhecimento, a ciência do esporte apresenta pontos de vista divergentes de pesquisadores, como os que vêm acompanhando ultimamente, envolvendo um estudo  sobre carga de trabalho e ocorrência de lesões em equipes de futebol masculino.

Apesar das contestações mais acaloradas, Santiago acredita que os debates, desde que sejam respeitosos, são muito importantes para o enriquecimento das pesquisas e, por consequência, na obtenção de melhores resultados, que podem contribuir para a evolução da ciência e a prática do esporte.

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte. 

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.