De “Carbonário a Descarbonário”… mas com o máximo de dignidade

Jornalista, ambientalista e escritor, Alfredo Sirkis morreu na última sexta-feira (10), no Rio de Janeiro

 16/07/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

 

Em seu comentário desta quinta-feira, o professor José Eli da Veiga fala do amigo Alfredo Sirkis, morto em acidente automobilístico. “A coluna está de luto. Foi um velho amigo que conheci em Lisboa, 45 anos atrás, que foi de Carbonário a Descarbonário mantendo o máximo da sua dignidade”, elogia Eli da Veiga.

O colunista recomenda os livros de Sirkis: Os Carbonários, de 1980, e Descarbonário, lançado recentemente. O primeiro é um relato sobre a experiência de jovens estudantes que pegaram em armas contra a ditadura. O segundo traz relatos de sua trajetória como político e ambientalista.

Além dos livros, Eli da Veiga destaca também a atuação de Alfredo Sirkis durante a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável, há oito anos, quando ele organizou um evento paralelo chamado Rio Clima 2012. “Dali saíram cinco propostas que continuam atualíssimas no sentido de se enfrentar a questão climática”, lembra o colunista, destacando que Sirkis também foi o responsável pela criação do Centro Brasil no Clima. “Recomendo aos ouvintes que visitem este site!”

Ouça no player acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.