Cultura popular nordestina inspira obras do Quinteto Armorial

Grupo musical traz diálogo entre romanceiro medieval, ou literatura de cordel, e práticas criativas de cantores nordestinos

 24/09/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho Do Romance ao Galope Nordestino, do Quinteto Armorial, formado por Antônio Nóbrega, na rabeca e no violino, José Madureira, viola caipira, Edison Eulálio Cabral, violão, Egildo Vieira do Nascimento, pífano e flauta, e Fernando Torres Barbosa, percussão e marimbau nordestino.   

O movimento armorial foi uma iniciativa artística que nasceu a partir da arte cultural do Nordeste brasileiro, fundado pelo escritor Ariano Suassuna, autor de obras como Auto da Compadecida. O movimento alcançou todas as formas de expressão artística do sertão, como música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema e arquitetura. 

Considerado como a principal representação do movimento armorial e o mais importante grupo a criar uma música de câmara erudita brasileira de raízes populares, o quinteto foi criado na década de 1970, em Pernambuco. Juntos, os instrumentistas quebraram as fronteiras entre a música erudita e a popular por meio da recriação de temas tradicionais e de composições autorais.

Em Do Romance ao Galope Nordestino, primeira obra do conjunto instrumental, o grupo traz diálogo entre o romanceiro medieval, conhecido como literatura de cordel, e as práticas criativas dos cantores nordestinos e seus instrumentos musicais tradicionais. No programa são apresentadas as músicas: Revoada; Romance da bela infanta; Mourão; Toada e desafio; Ponteio acutilado; Repente e Excelência

Ouça no player acima o programa Revoredo na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.