Crise no Inep aponta para desmonte do órgão e coloca em risco seriedade do Enem

Renato Janine Ribeiro fala da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada dia 21, e da crise do Inep, com exoneração de funcionários e denúncias de interferência e censura

24/11/2021 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Nesta coluna, Renato Janine Ribeiro fala do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá a segunda prova realizada no dia 28 de novembro. O professor lembra que os últimos dias foram bastante complicados e ele chegou até a escrever o artigo Alunos, não desistam do Enem! para a Folha de S. Paulo, em que alertava os alunos de escola pública para não desistirem de fazer a prova. E lembrava que aqueles que fizeram todo o ensino médio no ensino público tinham garantida metade das vagas do exame.

Sobre a prova de redação, realizada no dia 21 de novembro, cujo tema foi Invisibilidade e registro civil, Janine diz que ela manteve a linha de abordar temas éticos, vinculados à exclusão social e à necessidade de inclusão.

O colunista comenta ainda a crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova do Enem. Mais de 30 funcionários pediram exoneração de seus cargos devido a intervenções, poucos dias antes da realização da prova, além de denúncias que apontam interferência na formulação de questões e até censura. O colunista questiona se isso não pode ter levado ao vazamento da prova. Para Janine, tudo isso mostra uma tentativa de desmonte do instituto e coloca em risco a seriedade do exame e do Inep, “um patrimônio da sociedade brasileira e que deve ser preservado a todo custo”.

Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.