“Crise na América do Sul é teste para a democracia”

A observação é do professor Pedro Dallari ao voltar a abordar o tema das recentes crises nos países da região

Crise e manifestações de rua no Equador, na Bolívia e no Chile. Eleições polarizadas na Argentina e no Uruguai. Impasse em várias latitudes da América do Sul. Tudo isso foi abordado pelo professor Pedro Dallari em sua coluna desta semana. Para ele, trata-se, na verdade, de um teste para a democracia na região. “Esse quadro de mobilização social e insatisfação, expresso nas urnas, mostra que sociedades mais empoderadas começam a contestar, de forma contínua, a situação de desigualdade social e governos elitistas existentes em seus países”.

“Mesmo em países mais estruturados, com índices positivos de crescimento econômico, como na Bolívia, no Peru e no Uruguai, há manifestações e protestos e há uma ascensão de forças de oposição que demonstram que são fatores estruturais, e não apenas conjunturais, que estão gerando uma insatisfação grande na sociedade”, garante Dallari.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.

 


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar toda quarta-feiraa às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.