Criptomoedas sofrem contágio na crise global

Para Gilson Schwartz, “o que está em jogo não é apenas uma questão tecnológica. É também uma questão ideológica e política”

 Publicado: 20/06/2022
Por

Nem a bitcoin resiste à crise global. As moedas digitais sofrem um colapso e seu vínculo aos bancos centrais está em discussão. O que se busca saber é se as criptomoedas podem existir sem nenhuma relação com as moedas reais, fiduciárias, garantidas pelo poder público. Se é possível existir dinheiro privado. O mercado está em conflito, com instabilidade da bitcoin em um cenário político em colapso.                                               

Segundo Gilson Schwartz, “é bom não acreditar no mito de que a tecnologia sempre vai superar os problemas. Ela também cria problemas”.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar toda segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.