Covid-19 pode estar associada à trombose das veias do cérebro

Estudos recentes têm mostrado aumento da frequência da Trombose Venosa Cerebral, que é rara, em pacientes contaminados pelo sars-cov-2

 04/08/2020 - Publicado há 4 anos

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre a relação do novo coronavírus com a Trombose Venosa Cerebral (TVC), uma doença cerebrovascular rara ocasionada pela formação de coágulos nos seios venosos e veias cerebrais que compõem o “sistema de drenagem do sangue de dentro do cérebro de volta para o coração”.

O entupimento desse sistema de drenagem pode levar ao aumento da pressão dentro do crânio e da congestão das veias, oferecendo risco maior de hemorragias e sangramentos dentro do cérebro, com cefaleia, alterações visuais, déficits neurológicos súbitos, semelhantes aos apresentados no Acidente Vascular Cerebral (AVC), crises convulsivas, coma e, eventualmente, evoluir para o óbito, informa o professor. 

O diagnóstico da doença é feito através de exame de neuroimagem e ressonância magnética da cabeça. Porém, Pontes Neto explica que o diagnóstico da TVC é desafiador “pela própria raridade do quadro” e “sintomas que são mais ou menos inespecíficos no começo”, exigindo “alto grau de suspeição clínica”. Inicialmente, o tratamento da doença é feito com anticoagulantes, através de injeções. Posteriormente, o paciente recebe medicação por via oral. Diagnosticada precocemente, a doença apresenta “bom prognóstico”. 

Diferentes estudos têm mostrado a associação entre a covid-19 e a formação de coágulos nas artérias e veias. Recentemente, informa o professor, diversos pesquisadores têm encontrado aumento na frequência da TVC em pacientes contaminados pelo novo coronavírus. “Aparentemente, em alguns pacientes, a infecção pelo sars-cov-2 induz a um estado pró-trombótico com hiperativação das proteínas da coagulação sanguínea”, explica. Para o profissional, os estudos revelam que a covid-19 “tem um espectro de manifestações clínicas muito mais amplo do que simplesmente o de uma infecção respiratória”. 

Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.