Coronavírus e preço do petróleo são os inimigos da vez

Wisnik admite que a situação é preocupante, mas que, ao mesmo tempo, instiga à reflexão sobre o contexto mundial que se seguiu ao fim da Guerra Fria

Em sua coluna semanal para a Rádio USP, o professor Guilherme Wisnik trata da pandemia do coronavírus e da crise do petróleo. “É uma combinação explosiva entre a disseminação desse vírus pelo planeta inteiro e a guerra entre Arábia e Rússia, que está derrubando o preço mundial do petróleo, criando insegurança nas economias de muitos países e uma ameaça de recessão global”, diz o colunista.

O clima é de paranoia. Observa Wisnik que, ao mesmo tempo em que a situação é preocupante, é também interessante como ponto de partida para uma análise do contexto mundial. Ameaças como a do coronavírus caem na conta do que se pode chamar de crise do mundo contemporâneo, conforme analisado pelo colunista em seu livro Dentro do Nevoeiro.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna Espaço em Obra.


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar toda quinta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.