Confronto entre China e EUA deixa o Brasil em situação delicada

A saída de Roberto Azevêdo da Organização Mundial do Comércio (OMC) criou uma corrida pela sucessão e um clima de enfrentamento entre os dois países

 21/05/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

O Brasil começa a ficar em posição nada confortável em relação aos embates entre EUA e China. Com o anúncio da renúncia de Roberto Azevêdo ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), há um ano do término de seu mandato, o diplomata deverá deixar o posto já em agosto próximo. “Haverá uma corrida pela sucessão do brasileiro, o que será mais um motivo de enfrentamento entre os dois países”, assegura o professor José Eli da Veiga.

Na briga pela sucessão, certamente haverá um candidato apoiado pelos EUA e outro pela China. Segundo o colunista, o Brasil ficará numa posição delicada por estar alinhado aos EUA. “Mas, ao mesmo tempo, não poderá ficar contra a China na OMC”, ressalta Eli da Veiga. Na Organização Mundial da Saúde (OMS) ocorre algo parecido. O professor lembra que houve uma iniciativa dos americanos em fazer uma auditoria para implicar à China alguma responsabilidade pela deflagração da pandemia. “Mas a União Europeia contornou a situação, transformando isso numa proposta de avaliação, sem o viés de querer ir contra a China.”

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.