Conflitos no Líbano vão além de explosão e questões religiosas

Para Pedro Dallari, as manifestações após a explosão no porto de Beirute são prova da contestação contra as elites tradicionais

 12/08/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

A recente explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou cerca de duas centenas de pessoas e feriu milhares, gerou uma onda de protestos que levou à renúncia do primeiro-ministro. É este o tema da coluna desta semana do professor Pedro Dallari. “Ficamos todos muito impressionados com a explosão que atingiu o porto de Beirute. Ficou evidente, neste episódio, a negligência das autoridades públicas e do governo, já que a dimensão da explosão só foi possível devido ao acondicionamento irregular de material muito perigoso”, afirma Dallari. “Depois de passar por uma terrível guerra civil entre 1975 e 1990, a fragilidade política do Líbano é evidente. Devido a um acordo de forças, o presidente deve ser cristão e o primeiro-ministro, sunita. Mas as atuais manifestações não guardam relação com essa divisão religiosa”, esclarece o colunista.

“As manifestações se voltam contra as elites políticas de forma geral. As características das grandes manifestações populares que acontecem no Líbano são mais um capítulo da insurgência que vai se dando globalmente contra as elites políticas tradicionais”, afirma o professor. “Sociedades com indivíduos mais bem informados não aceitam mais a retórica da fatalidade e começam a cobrar mais responsabilidade por parte de seus governantes. Podemos identificar no Líbano, após a explosão, um quadro de maior contestação global contra as elites políticas.”

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.