Concentração de estudos na covid-19 pode defasar outros setores

Paulo Santiago diz que, apesar da importância das pesquisas sobre a pandemia do novo coronavírus, é preciso equilíbrio para que outras áreas da ciência não fiquem esquecidas

 17/07/2020 - Publicado há 4 anos

 

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago reflete sobre o impacto da pandemia da covid-19 nas publicações científicas da área de ciência do esporte.

O professor diz que a pandemia, causada pelo novo coronavírus, vem promovendo fortes transformações no modo de vida da sociedade e com a ciência do esporte não tem sido diferente. Assim, vê que as pesquisas desta área também têm focado em temas relacionados à covid-19. Entre os 19 artigos publicados na última edição da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, exemplifica, “três deles são associados ao novo coronavírus”.

Santiago acredita que, apesar da importância de pesquisar os impactos da covid-19, “é preciso cautela para que as outras áreas de pesquisa não fiquem defasadas e prejudiquem a produção de conhecimento e evoluções”, por exemplo, na ciência do esporte.

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.