Como se formam e qual o futuro das galáxias

O astrofísico João Steiner explica como aconteceu a formação das galáxias desde o Big Bang, sua evolução e o futuro mais provável que as aguarda

Galáxias são conjuntos de bilhões de estrelas que giram em torno de um centro de gravidade comum e que podem ser classificadas pela sua forma em elípticas, espirais e irregulares. Mas como essas estrelas se agrupam? A formação das galáxias ainda não é uma questão totalmente respondida, embora haja alguns modelos propostos.

Nesta edição de  Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, explica a teoria mais aceita para o surgimento dessas ilhas luminosas no Universo, que remontam ao início dele, no Big Bang.

Clique no player acima para ouvir.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.