Como prevenir que os filhos usem drogas

Nesta edição de sua coluna João Paulo Lotufo cita os seis primeiros passos – de um total de 12 – que podem evitar que os filhos se envolvam com drogas

Nesta edição de sua coluna o médico pediatra João Paulo Lotufo, a partir dos dados colhidos pela Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, cita os seis primeiros dos 12 passos necessários que os pais devem seguir para evitar que seus filhos se envolvam com as drogas. São eles: morar com os pais, fazer com que os filhos façam as refeições acompanhados de ambos os pais, conhecer o que os filhos fazem em seu tempo livre, verificar as lições de casa dos filhos, investir no relacionamento familiar e abster-se de fumar ou beber. São algumas das medidas que, segundo o colunista, são consideradas preventivas em relação ao uso de álcool e outras drogas, sempre levando-se em conta que prevenção é a palavra-chave.

Na coluna da próxima semana, Lotufo pretende dar sequência aos demais passos restantes para que os pais evitem que os filhos caiam na tentação das drogas. Acompanhe a íntegra da coluna pelo link acima.

Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o médico assistente do Hospital Universitário da USP João Paulo Lotufo, vai ao ar toda terça-feira às 09h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.