Como a tipografia chegou à América

Esse é o assunto da professora Marisa Midori, que fala sobre os tipógrafos atuantes em toda a América

A professora Marisa Midori encerra a série sobre tipógrafos editores que marcaram a história do livro em sua coluna Bibliomania, falando sobre os primeiros tipógrafos atuantes na América. “Muitos desses tipógrafos acabaram atravessando o grande mar, e se instalaram aqui em nosso continente”, afirma. Aliás, lembra a professora, fazia parte da formação dos tipógrafos “esse caráter itinerante, ou seja, quando um jovem entrava em uma oficina tipográfica como aprendiz, aos 11 ou 12 anos, ele passava vários anos, e quando saía era recomendável que viajasse para aprimorar a formação”.

O primeiro tipógrafo a se instalar na América foi Juan Cromberger, de família germânica e filho de Jacobo Cromberger, que, vendo que o negócio do pai prosperava no novo continente, instala a Casa Juan Cromberger, na Cidade do México, e passa a publicar principalmente livros religiosos. O segundo, que se instalou em Lima, no Peru, foi Antonio Ricardo, discípulo de Cromberger. A professora ainda cita o primeiro impresso americano, que data de 1544, e o primeiro que saiu em Lima, em 1584. “Na verdade, quatro folhas que anunciam para a América a pragmática sobre os dez dias do ano, ou seja, a mudança do calendário juliano para o calendário gregoriano.” Além disso, Marisa Midori ainda comenta sobre a importação de livros europeus.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Bibliomania.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.