Rodovias solares devem surgir com aumento dos carros elétricos

Colunista explica que esse tipo de estrada é uma alternativa mais conveniente que instalação de postos de eletricidade

Na coluna de hoje, Luli Radfahrer comenta sobre rodovias solares, aquelas com paineis fotovoltaicos ao longo de sua extensão. O objetivo é que o próprio caminho consiga abastecer carros elétricos. Com a adoção desse modelo, as estradas poderiam ter menos acostamentos, e a economia local poderia sofrer alterações a longo prazo.

Além disso, a bateria dos carros elétricos dura muito menos do que o abastecimento por gasolina ou diesel. “Por esse motivo, seria necessário instalar muitos postos de eletricidade ao longo do caminho. A rodovia solar é uma opção mais conveniente, inspirada no funcionamento das ferrovias”, segundo o professor.

Saiba mais ouvindo Datacracia na íntegra.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar toda sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.