Renato Janine inaugura canal no YouTube

República, ética na política e democracia são alguns dos temas já abordados nos vídeos pelo colunista e professor da USP

Na coluna Ética e Política desta semana, Renato Janine Ribeiro fala do seu recém-lançado canal no YouTube e de alguns temas já abordados nos vídeos. “Eu decidi fazer um canal do YouTube para ser uma forma mais moderna, mais espontânea, falada, de tratar de algumas questões que eu considero muito importantes, como a ética, a política, o Brasil, a cultura”, diz o colunista. Ele lembra que já tem uma página no Facebook, há vários anos, onde faz comentários sobre esses temas, mas o YouTube parece ser um local onde é possível dar uma “arredondada” maior nas ideias.

No primeiro vídeo o tema foi República. “República é um conceito que se opõe à corrupção. É ética na política, é a coisa pública, o bem comum. Então, você só tem bem comum quando você tem a supremacia do público sobre o privado, isto é, as pessoas não procuram ficar tirando vantagem uns dos outros, vantagem do cargo que ocupam para benefício próprio. E esse é um ponto no qual o Brasil encontra grandes dificuldades”, relata o colunista.

Janine fala também do uso do YouTube como um recurso para a educação. Ele acredita que, assim como todas as outras mídias mais recentes, ele pode ser muito útil. “O que eu acho interessante nessas formas audiovisuais de educação é que elas trazem uma certa agilidade, uma certa rapidez.”

O canal do professor Renato Janine no YouTube pode ser acessado neste link.

Ouça, no link acima, o áudio na íntegra da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar toda quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.