Protestos pelo mundo são fruto do escancaramento da desigualdade

Segundo Marília Fiorillo, desigualdade sempre houve, mas, agora, muito por causa da informação, virou pandemia

 08/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 12/11/2019 as 9:17

Chile, Iraque, Hong Kong, Líbano são algumas das nações que enfrentam manifestações e protestos, apesar do aumento da repressão – em Bagdá, houve centenas de mortes. A professora Marília Fiorillo não tem dúvidas em afirmar que as manifestações continuam mostrando a resiliência da população. Os protestos foram detonados pelos motivos os mais diversos, “mas a continuidade deles é fruto da mesma insatisfação: pobreza crescente, desemprego, falta de perspectiva, principalmente para os jovens; numa palavra, o crescimento da desigualdade no mundo. Seria a revolta dos de baixo contra os de cima”?, indaga a colunista.

Ela lembra que sempre houve desigualdade ao longo da história, só que agora virou pandemia, deixou de ser natural. Os excluídos de todo o mundo – os sem trabalho, sem teto, os sem saúde – , vítimas do Estado mínimo, estão na vanguarda. Chegou-se a um ponto em que a profusão de descontentes está se tornando, aos poucos, uma multidão de inconformados, estando, portanto, sujeita a virar massa de manobra para “os populismos criptorracistas, ou pode ser o ponto de partida para reinventar a política”, diz Marília, antes de continuar: “Claro que nem toda desigualdade gera revolta […], só quando a desigualdade se escancara, através da informação, e há uma mínima tradição de politização, a rebelião se converte em possibilidade de mudança real. A palavra-chave, que poucos mencionam, é injustiça”.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna Conflito e Diálogo.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.