Conflitos bélicos atuais ganham dimensão alarmante

A escalada da guerra no Oriente Médio e na Ucrânia e as manobras militares da China, que ampliam o estado de guerra no mundo, são temas da coluna desta semana

 16/10/2024 - Publicado há 3 meses
Por

Logo da Rádio USP

O tema da coluna de hoje, dia 16 de outubro, é a intensificação dos conflitos bélicos e a ampliação do estado de guerra no mundo. O professor Pedro Dallari considera que este é um cenário muito grave.

“No Oriente Médio, onde a situação já era muito grave por conta dos combates na Faixa de Gaza, com uma presença militar israelense muito efetiva contra o Hamas, o conflito se expandiu para o sul do Líbano e envolvendo o Irã. Prevê-se, para qualquer momento, uma ofensiva militar israelense contra o Irã. Na Ucrânia, houve uma mudança de cenário nos últimos meses, com a ampliação do conflito que ocorria apenas em território ucraniano para o território russo, já que a Ucrânia, numa contraofensiva, optou por ocupar partes do território russo. Neste último final de semana houve a realização de manobras militares da China em volta da Ilha de Formosa”, explica.

O professor aponta os perigos desse cenário de guerra e avalia que esses conflitos não podem ser vistos como fenômenos isolados, embora cada um deles tenha a sua própria história e a sua própria dinâmica.

“O primeiro é o risco de generalização pelo fato de que as grandes potências estão envolvidas em todos eles, ou seja, direta ou indiretamente, os Estados Unidos, a China e a Rússia, para falar das três principais potências militares do planeta, estão envolvidos em lados diferentes nesses conflitos, o que pode fazer com que uma escalada venha a envolver diretamente as forças desses países, umas contra as outras, o que seria terrível. O segundo problema grave é o aumento do impacto destrutivo desses conflitos decorrente da falta de controle sobre o uso de armamentos, inclusive nucleares. O risco de que esses conflitos possam evoluir para o uso de armas nucleares é real. O uso de inteligência artificial nesses conflitos diminui a capacidade humana de controle sobre os desdobramentos, o que faz com que esse estado de guerra seja realmente muito alarmante”, afirma.

Dallari acrescenta que esse tema deverá ser discutido na Cúpula de Líderes do G20, que será realizada em novembro, na cidade do Rio de Janeiro.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.