Lesões no tornozelo são as que mais afastam jogadores de futebol dos gramados

Atletas de futebol sofrem com entorses de tornozelo, como no caso de Neymar e Danilo, da Seleção Brasileira; a recuperação costuma ser rápida

 02/12/2022 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Santiago fala sobre as lesões agudas no tornozelo de atletas de futebol, como no caso de Neymar e Danilo, atletas da Seleção Brasileira, durante a Copa do Mundo do Catar. Segundo Santiago, essa é a principal lesão que afasta os jogadores do campo, mas, felizmente, a recuperação costuma ser rápida. “O tratamento feito é o mesmo da lesão da musculatura isquiotibial, porém, com algumas diferenças, porque  agride muito mais a parte óssea e ligamentar”, explica o professor.

O método utilizado, como explica Santiago, é bem tradicional e com muita tecnologia. Costuma ser um sistema que faz compressão junto com a movimentação para tentar diminuir o edema e aumentar a vascularização no local. No caso do Neymar, que apresentou febre, alguns medicamentos são liberados, mas é necessário tomar cuidado com os vasodilatadores, que podem conter elementos que vão aparecer no exame antidoping; por conta disso, muitas vezes eles são evitados.

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões de temas para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte. 


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.