Esporte pode ajudar na saúde mental e na qualidade de vida

Estudo afirma que atletas tendem a desenvolver perfis psicológicos mais resilientes às frustrações

 04/11/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Santiago fala sobre a saúde mental no esporte embasado no artigo Relação entre esporte, resiliência, qualidade de vida e ansiedade, publicado na revista de psiquiatria clínica Archives of Clinical Psychiatry. Segundo o artigo, o esporte parece favorecer a construção de um perfil mais resiliente, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Santiago também fala sobre a plataforma ivi, que é um aplicativo de saúde mental e bem-estar que utiliza a inteligência artificial para prevenir de forma ativa doenças mentais em ambientes corporativos. Para Santiago, é importante lembrar que um clube de futebol, ou qualquer ambiente esportivo, também é considerado um ambiente corporativo. Com isso, segundo ele, não é de estranhar que futuramente seja possível recorrer a ferramentas que possam contribuir com atletas e também com funcionários que trabalham nesse ambiente, já que é um local de estresse, repleto de cobranças e cheio de frustrações, onde se ganha e perde basicamente toda semana. 

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões de temas para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no Youtube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte. 


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.