Copa do Mundo no Catar conta com “ambiente científico espetacular”

Diz Paulo Santiago que o centro esportivo nos bastidores da próxima sede da Copa do Mundo de futebol promove ciência, pesquisa, divulgação científica e educação

 Publicado: 23/09/2022

Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Santiago aproveita a proximidade da Copa do Mundo Fifa no Catar para falar sobre a ciência do esporte que está nos bastidores do evento. E traz informações sobre o Aspire Academy, centro esportivo, presente no Catar, voltado para diversas áreas da ciência no esporte. Segundo Santiago, o centro estuda as diferentes áreas que envolvem os esportes, como a cognitiva, a psicológica, a nutritiva, a técnica e a física dos atletas de alto rendimento, visando a melhorar seus desempenhos.

Santiago destaca que a estrutura do Aspire Academy engloba pesquisa, educação, divulgação científica relacionada ao esporte e performance. Para isso, conta com pesquisadores de todo o mundo, dentre eles alguns brasileiros. Santiago comenta que um deles é seu aluno de doutorado, João Belabone Marques, que atua na Aspetar – centro de pesquisa, ensino e atendimento, primeiro hospital especializado em Ortopedia e Medicina Esportiva da região do Golfo – e também a fisioterapeuta Carla Sonsino.

No Brasil, temos o Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo (NAR-SP), que atua de forma similar ao Aspire Academy, porém, não possui a mesma estrutura, diz o professor. “No Catar, diferente daqui, eles têm a área médica interligada com a parte educacional focada no ponto de vista acadêmico, muito similar a uma graduação. Tudo isso em um ambiente científico espetacular”, afirma Santiago.

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões de temas para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no youtube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte. 


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.