Estudos ampliam as indicações para tratamento de AVC isquêmico

Os estudos comprovaram o benefício da realização de trombectomia mecânica em pacientes com AVC isquêmico agudo nas primeiras 24 horas dos sintomas, mesmo que já apresentem área extensa de isquemia nos exames de neuroimagem

 28/02/2023 - Publicado há 1 ano

Nesta primeira coluna do ano, o professor Octávio Pontes Neto nos fala de um importante avanço no tratamento dos pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico. Essa condição é uma das principais causas de óbito e incapacidade em todo o mundo, sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil.

Cerca de um terço dos casos de AVC isquêmico decorre de uma oclusão súbita de uma grande artéria do cérebro, com prejuízo na irrigação sanguínea cerebral. Nesses casos, além do tratamento com medicamentos trombolíticos, existe a opção de realizar um tratamento endovascular chamado trombectomia mecânica, que consiste em um cateterismo das artérias cerebral e retirada mecânica do coágulo que está entupindo a circulação cerebral. A trombectomia mecânica, quando realizada dentro de 24 horas após o início dos sintomas em pacientes com AVC isquêmicos agudos, pequenos a moderados, devido à oclusão proximal de um grande vaso cerebral, pode levar a taxas de recanalização de 70% a 80% e melhorar significativamente a independência funcional, sendo um dos tratamentos mais eficazes na medicina.

Esses resultados, no entanto, não se aplicavam a pacientes com grandes acidentes vasculares cerebrais, que foram excluídos principalmente dos ensaios clínicos de trombectomia. Felizmente, nas ultimas semanas, foram apresentados na International Stroke Conference 2023 em Dallas, EUA, e publicados simultaneamente na revista científica New England Journal of Medicine, os resultados de dois importantes estudos clínicos fase 3 (Estudos SELECT2 e ANGEL-ASPECT), que comprovaram o benefício da realização de trombectomia mecânica em pacientes com AVC isquêmico agudo nas primeiras 24 horas dos sintomas, mesmo que já apresentem área extensa de isquemia nos exames de neuroimagem. Segundo o professor Octávio Pontes Neto, esse tratamento se mostrou seguro nesses pacientes e esses estudos devem ampliar significativamente a indicação de trombectomia mecânica para tratamento do AVC isquêmico com oclusão de grandes artérias cerebrais.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.